Extração do siso: 8 cuidados necessários no pós-operatório
Artigos - 09/09/2014Extração do siso: 8 cuidados necessários no pós-operatório
O dente do siso ou do juízo, como é chamado o terceiro molar, costuma causa dor e preocupação em muita gente. Por ser o último dente a nascer ele pode não encontrar o espaço necessário na gengiva, quando isso acontece o resultado é dentes encavalados.
Nos casos em que é necessária a cirurgia para a extração do siso, o pós-operatório exige muito cuidado para que não haja infecção. O ConsultaClick dá oito dicas básicas para evitar complicações, mas é fundamental seguir todas as recomendações do cirurgião dentista.
1 Anestesia
A anestesia usada pelo cirurgião dura em média 5 horas, porém pode ocorrer uma paralisia transitória. O fenômeno raro ocorre quando o anestésico atinge um nervo responsável pela sensibilidade da boca, daí é comum há uma sensação de formigamento local por dias. Quando isso acontece, o dentista deve ser procurado para indicar um tratamento.
2 Medicação
É necessário muita atenção em relação a medicação prescrita pelo cirurgião dentista. Tome cada fórmula na dose e horários indicados. Esta etapa é fundamental para uma recuperação perfeita.
3 Não consuma bebidas alcoólicas
Depois da cirurgia é provável que o cirurgião dentista receite algum antibiótico ou outra medicação. Se isso acontecer você não deverá consumir bebida alcoólica, pelo menos enquanto estiver tomando os medicamentos.
4 Evite fumar
O cigarro deve ser evitado sempre, mas durante o pós-operatório é fundamental deixar o fumo de lado. Retirar o siso deixa uma cicatriz que precisa ser cicatrizada. Por ser na boca, ela leva ainda mais tempo para sarar. As substâncias tóxicas do cigarro penetram na mucosa aumentando muito a chance de inflamação ou até infecção. Mantenha o cigarro longe, no mínimo até a retirada dos pontos.
4 Danos musculares passageiros
A extração de um dente tão grande e de raízes tão profundas como o siso pode causar lesões à musculatura do rosto. O trismo muscular é uma tensão provocada pela retirada do dente que causa dor e dificuldade em abrir ou fechar a boca. Esta situação não costuma se prolongar, normalmente desaparece com a cicatrização do local. Em alguns casos, o dentista pode receitar anti-inflamatórios para acelerar o processo de cura.
6 Escovando os dentes
Escove os dentes com muito cuidado, principalmente nas 24 horas seguintes a operação, e dê preferência para as escovas de cerdas macias. Só utilize antisséptico bucal se o dentista autorizar, o líquido pode ser muito agressivo.
7 Compressas podem diminuir o inchaço
Converse com o seu dentista sobre formas caseiras que ajudam a aliviar os inchaços. Compressas quentes ou frias podem ser ótimas alternativas. É recomendável fazer uma a cada vinte minutos ou quando achar necessário. Procure saber a opinião do seu cirurgião dentista.
8 Não deixe de ir ao retorno com o dentista
Talvez seu dentista peça para que você volte ao consultório depois de sete dias para retirar os pontos. Deixar os pontos por mais tempo que o recomendados pode causar infecções ou inflamações. Atenda a todas as recomendações do especialista.