Cirurgião-Dentista pode fazer diagnóstico de pré-diabetes

Cirurgião-Dentista pode fazer diagnóstico de pré-diabetes

Notícias - 31/07/2011

Um grupo de Cirurgiões-Dentistas da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, desenvolveu um protocolo para identificar problemas bucais que poderiam acontecer em decorrência do aumento nos níveis de açúcar no sangue.

Segundo a pesquisa, publicada no Journal of Dental Research, as doenças periodentais podem ser também complicações precoces do diabetes. No estudo da equipe americana, cerca de 600 pessoas, com 40 anos ou mais (no caso dos brancos não-hispânicos) ou com 30 anos ou mais (hispânicos não-brancos) foram avaliadas. Nenhum dos participantes sabia se era ou não diabético ou pré-diabético.

Cerca de 530 pacientes tinham pelo menos um fator de risco - histórico familiar da doença, colesterol alto, hipertensão, sobrepeso ou obesidade. Todos fizeram exames periodentais, teste para hemoglobina glicada e de glicose (exames sanguíneos para identificação dos níveis de glicose no sangue).

A partir dos resultados da pesquisa, pôde-se comprovar que um simples protocolo com dois parâmetros dentais poderia ser efetivo na identificação do pré-diabetes e do diabetes: número de dentes faltando e percentual de bolsas periodontais (espaços entre os dentes e as gengivas).