Boca seca pode prejudicar saúde bucal

Boca seca pode prejudicar saúde bucal

Notícias - 28/04/2011

O nome é estranho, porém, o problema é comum e pode prejudicar principalmente pessoas da terceira idade. A xerostomia é o problema da falta de saliva, que dependendo do PH, e espessura da saliva, pode causar proliferação de bactérias e inflamações na boca.

Quando não tratado, tal problema pode evoluir para um quadro de periodontite e ocasionar até mesmo a perda dos dentes.

A xerostomia é comum na população da terceira idade porque é nesta época da vida que as glândulas salivares podem se atrofiar, o que reduz a produção de saliva. Além disso, nesta fase da vida, não é raro o uso de medicação para controle de doenças sistêmicas e são esses medicamentos que, muitas vezes, mudam o PH da saliva, sua espessura e até mesmo diminui a sua quantidade. Muitos idosos se referem à xerostomia como boca seca.

Uma das maneiras de combater a xerostomia é ingerir bastante água e o mais importante: cuidar da higiene bucal, além de realizar visitas regulares ao dentista.

Alguns dentistas também recomendam o uso da saliva artificial, que é um lubrificante oral sem sabor.

 

SINTOMAS - Quando não tratada, a xerostomia pode causar o que os dentistas chamam de periodontite. Ela é uma inflamação crônica que acomete o periodonto: gengiva, osso e ligamentos de suporte dos dentes. Nesta doenças, bactérias, assim como a imunidade do pacientes, contribuem para a destruição do periodonto.

A periodontite é uma das principais causas de perda de dentes em adultos, principalmente em idosos, além de causar mudança na posição dos dentes. Em muitos casos, os dentes da frente podem se projetar para fora e causar o acúmulo de pus. 

Os sintomas da periodontite são: sangramento gengival, alteração do paladar, sensibilidade dental, dores e desconfortos gengivais, alteração da cor dos dentes, mau hálito e tártaro.