As alergias na Primavera

As alergias na Primavera

Artigos - 01/10/2014

Se você sofre de alergia a polens, a primavera pode ser o período de desencadeamento de sintomas como espirros, coriza, coceira e irritação nos olhos, entre outros.

No Brasil, a alergia a polens é descrita apenas nos estados da região Sul. Os sintomas são sazonais - ocorrem no período do ano em que acontece a polinização de gramíneas. O auge dos sintomas se dá nos meses de setembro a dezembro, mas algumas pessoas podem ter nova exacerbação nos meses de março e abril.


Saber mais sobre as alergias desta estação pode lhe ajudar no controle e prevenção dos sintomas. Veja abaixo cinco coisas que você deve saber sobre a alergia a polens.


O número de casos de alergia está aumentando

A cada ano mais adultos e crianças são diagnosticados com alergia. Há várias especulações sobre as causas do aumento do número de casos, incluindo mudanças climáticas e maior conscientização sobre alergias. Estudos também têm mostrado que a contagem de polens tem aumentado gradualmente. Mesmo que você nunca tenha tido sintomas de alergia previamente, eles podem se desenvolver a qualquer momento. Aquela “gripe” persistente pode ser alergia, e você deve consultar um alergista para diagnóstico e tratamento corretos.

 

É importante começar o tratamento no momento certo

Se você apresenta sintomas durante a primavera todos os anos, você deve iniciar a medicação duas semanas antes do período em que os sintomas normalmente começam. Mesmo que o clima ainda não seja típico de primavera, já pode haver polens circulando no ar.

 

Não há cura, mas é possível obter bom controle dos sintomas

Infelizmente, ainda não há cura para a alergia a polens. Entretanto, a imunoterapia pode fornecer alívio dos sintomas enquanto também modifica e previne a progressão da doença. A imunoterapia pode ser adequada às necessidades de cada indivíduo. Então, se você é alérgico a polens, poeira e epitélio de animais, a imunoterapia pode fornecer alívio contra sintomas causados também por esses alérgenos.

 

Os sintomas podem ser graves

Coriza, coceira nos olhos e espirros não são os únicos sintomas da alergia a polens. Se você tem tosse, chio de peito e dificuldade para respirar, a asma pode ser um dos sintomas da sua alergia. Na verdade, cerca de 75 a 85% dos asmáticos têm sensibilização a pelo menos um alérgeno. Crises de asma graves podem levar à morte. Além de evitar os alérgenos, você deve ter acompanhamento regular de um alergista e fazer o uso das medicações conforme sua prescrição.

 

Se tiver dúvidas, procure um especialista

Nem toda tosse se deve a uma infecção respiratória. E nem todo espirro é culpa de um resfriado. Se você vem lutando contra sintomas por mais de duas semanas sem melhora, provavelmente é hora de consultar um alergista. Asma e outras alergias podem ser situações graves, e o diagnóstico e tratamento inadequados podem ser perigosos.